A Fonoaudiologia e suas aplicações



A Fonoaudiologia cuida da saúde de sua audição


Você pede para as pessoas repetirem porque não entendeu o que falaram? É idoso e está sentindo que não está ouvindo? Precisa verificar se está ouvindo bem para arrumar um emprego? Viu que seu filho não olha para você quando o chama? Procure-nos para uma avaliação fonoaudiológica.


Vivemos em um mundo cada vez mais barulhento ou em situações de desgaste para nossa audição: uso de fones ou trabalho em meio ruidoso e sem proteção, como ônibus, academias, fábricas, telefonia, discotecagem, bares, boates. Como nos prevenir? Outro fator que chama a atenção dos pais é uma criança que fala muito alto ou demora a responder quando a chama ou ainda, quando não reage a certos barulhos, faz suspeitar de algum problema na audição. O fonoaudiólogo é um dos profissionais habilitados para a avaliação e orientação desses problemas.


A Fonoaudiologia cuida das alterações de aprendizagem de seu filho(a)


Você sabe se seu/sua filho(a) está com dificuldade de aprendizagem ou com transtorno de aprendizagem? Venha fazer uma avaliação com nosso fonoaudiólogo.

É muito comum pais e educadores enfrentarem as dificuldades de aprendizagem de suas crianças. As habilidades cognitivas (atenção, memória, sensação, percepção) mesmo dentro de um padrão de “normalidade” se desenvolvem de forma diferenciada em cada um de nós, com influência de diversos fatores como meio ambiente, afetividade familiar, vivências psicomotoras, nutrição, alterações sensoriais, entre outros. Quando a família e a escola enfrentam a dificuldade de aprendizagem da criança ou do jovem, vale a pena fazer uma avaliação com o fonoaudiólogo.


A Fonoaudiologia habilita, aperfeiçoa e trata a fala e a comunicação,


A seu/sua filho/a está demorando para falar? Percebeu que está trocando sons na fala? Está gaguejando muito? Você precisa conversar com um fonoaudiólogo.

A maturação da fala humana ocorre por volta dos 3 anos de idade com possibilidade de variações a cada um de nós. Muitas vezes, este processo pode atrasar ou apresentar diferenças significativas de expressão: trocas fonêmicas, repetições ou hesitações na hora de falar (gagueira), substituir a fala por gestos, ou ainda, a idade avançar e a fala continuar com aspecto infantilizado demais. Futuramente essas alterações podem interferir na escolarização da criança. Sendo assim, é preciso investigar o que está acontecendo. A Fonoaudiologia é a ciência que estuda os problemas da fala, acompanha o seu desenvolvimento ou as alterações que também ocorrem em qualquer etapa da vida.

A Fonoaudiologia cuida da saúde de sua voz.


No fim do dia sua voz está cansada, fraca ou rouca? No atendimento as pessoas não entendem o que você fala? Você sempre foi um pouco rouco? Perde a voz quando precisa falar em público? Sente que o fôlego acaba quando dá aulas? Você precisa da ajuda de um fonoaudiólogo.


A voz é o instrumento de apresentação pessoal e profissional no mundo e na sociedade. É elemento fundamental em muitas áreas profissionais como, por exemplo, jornalismo, política, artes cênicas, canto, educação, área jurídica. A voz é ligada às nossas emoções, a timidez de falar em público, a ansiedade, o estresse, traumas, podem afetar a voz e ela falhar quando você mais precisar dela. Os distúrbios fisiológicos também podem interferir na qualidade da voz: problemas endócrinos, doenças neurológicas, tabagismo, álcool e outras drogas. A voz também revela a identidade da pessoa, sendo capaz de nos apresentar no mundo de acordo com as suas características positivas ou negativas, transmite segurança ou irritação, simpatia ou antipatia, frieza ou acolhimento, insegurança ou domínio e uma infinidade de coisas. Um dos profissionais que são fundamentais nos cuidados com a voz, é o fonoaudiólogo.

A Fonoaudiologia cuida de sua mastigação e deglutição

Está engasgando quando come? Alguns alimentos são difíceis de engolir? Apareceu um pigarro insistente? Converse com nosso fonoaudiólogo?


As alterações na mastigação e/ou deglutição são decorrentes de algum outro problema que precisa ser investigado, representam um sinal de que algo mais sério pode estar por trás desses sintomas: má oclusão da


arcada dentária, aumento de adenoides ou amígdalas, hábito vicioso, problemas neurológicos, traumas. Essas alterações interferem ocasionando desde cansaço (na respiração bucal) até problemas mais graves como a broncoaspiração de alimentos para o pulmão. Pode ser que você seja encaminhado para um fonoaudiólogo ou mesmo busque uma avaliação direta ajude a descobrir.

A Fonoaudiologia trata das alterações da linguagem.

Depois do AVC ele não entende o que a gente fala? Seu filho não consegue se expressar falando? Sofreu acidente e agora não consegue entender algumas palavras? Fale com nosso fonoaudiólogo.

As alterações de linguagem atingem grande número de funções da comunicação humana, afetando desde as habilidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, percepção, sensação) e motoras (equilíbrio, mobilidade, musculatura, marcha), consequentemente, afetando outras áreas para sobrevivência da vida. Usualmente as alterações na área da linguagem necessitam de atendimento multidisciplinar. Somente a avaliação profissional poderá determinar o plano a seguir. Converse com um fonoaudiólogo.


Texto: Fgº Clínico Alexandre Araripe – CRFª 5-8595-1

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo