Evite acidentes de trabalho

Apresentamos 10 dicas que irão ajudar evitar acidentes de trabalho



Quando estamos em serviço, nos mais variados ramos, nós nos deparamos de vez em quando com algumas situações que põem em risco nossa integridade, sendo oportunidades de grandes confusões das quais podem ser evitadas.


Apresentamos 10 dicas que irão ajudar evitar acidentes de trabalho e manter-se livre de problemas.


1. Fornecer EPI para os funcionários


É obrigação de todo empregador fornecer, sem custo algum a seus funcionários, os equipamentos de segurança, também conhecido como EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequados para cada função, e repor de imediato quando danificados.

2. Exigir e fiscalizar o uso dos EPI’s


Além de fornecer gratuitamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) o empregador também é obrigado a instruir e treinar seus funcionários quanto ao uso adequado do equipamento, além de fiscalizar e exigir o uso e repor os EPI’s quando danificados dos mesmos.

3. Realizar treinamento


Muitos acidentes de trabalho ocorrem por falta de cuidado e informação dos funcionários, sobre os riscos de sua função. Por isso, realizar treinamentos, promover palestras e campanhas sobre segurança do trabalho é a melhor forma de prevenir acidentes na sua empresa.

4. Mantenha o ambiente limpo e organizado


Muitos acidentes do trabalho são ocasionados por falta de organização e limpeza do ambiente. Um equipamento ou ferramenta deixados em qualquer lugar ou mesmo uma goteira ou vazamento são potenciais causadores de acidentes.

5. Investir em equipamentos de combate a incêndio


A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, previstas no art. 200 da CLT. onde dispõe, especificamente no inciso IV, as medidas preventivas adequadas que vão desde equipamentos de combate ao fogo como extintores, sinais sonoros, saídas de emergência, até treinamento da equipe sobre Brigada de Incêndio.

6. Sinalizar as áreas de riscos, saídas de emergências e equipamentos de segurança


As placas, luzes e faixas de sinalização são formas eficientes de orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, e também de informar o uso correto de certos equipamentos e procedimentos.

7. Comunicar qualquer incidente


Um incidente é a ocorrência de um fato com potencial para causar um acidente de trabalho, mas que não resultou em nenhum dano para o empregado ou empregador e que não interferiu na rotina de trabalho. Por isso, qualquer incidente deve ser reportado ao superior ou responsável pela segurança, para que possam ser adotadas as medidas de segurança necessárias para que não se repitam ou que não virem um acidente.


8. Crie um manual de segurança do trabalho


A criação de um manual com as políticas de segurança do trabalho específicas da sua empresa, é uma das medidas necessárias para de evitar acidentes. Nesse manual devem constar todas as regas de segurança estabelecidas para empresa, com uma linguagem clara e de fácil entendimento a todos os funcionários.

9. Criar uma CIPA


A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e tem a finalidade de informar e conscientizar os trabalhadores a respeito das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ou seja, o principal objetivo dessa comissão é estudar o ambiente de trabalho para identificar os possíveis riscos de acidentes para promover ações preventivas.

10. Contratar uma assessoria de segurança para receber as orientações adequadas.


Se você possui uma empresa e não sabe quais as normas, programas e treinamentos de segurança e saúde do trabalho são exigidos para sua atividade o mais indicado é procurar uma consultoria especializada no assunto. Assim você reduz os prejuízos, evita penalidades e problemas de fiscalização trabalhista no seu negócio.


Fonte: selfengenharia

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo